Geração de energia elétrica a partir do resíduo sólido urbano e industrial

O que é RSU?

Os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) compreendem, principalmente, resíduos gerados em aglomerações humanas em áreas urbanas. Dentre os principais tipos de resíduos estão: os resíduos residenciais, comerciais, industriais, dos serviços de saúde, da construção civil e aqueles provenientes da limpeza pública.

Proposta Usinazul

Geração de energia elétrica a partir de processo de reversão molecular contínua por craqueamento térmico avançado (Gaseificação) de Resíduo Industrial e Resíduo Sólido Urbano.

Estado Atual da Tecnologia

A tecnologia de tratamento de resíduos sólidos urbanos gerando gás sintéticos é de conhecimento público há décadas. O processo único de Reversão Molecular Contínua por craqueamento térmico (gaseificação) que será fornecido está em desenvolvimento há mais de 25 anos e testada e certificada em escala laboratorial (~2 ton/dia) e agora está em fase de escalonamento para operação comercial.

Escopo

A geração de energia elétrica será feita numa Usina de Geração Térmica (UTE) por meio de duas tecnologias operando em paralelo, uma é a Turbina a Gás de Síntese (TGS) e outra é Gerador de Recuperação Térmica de Calor Residual (RTA), o que configurará a energia como cogeração qualificada, conforme definição da ANEEL.

Produtos Derivados do Resíduo

Reator autossustentado com pequena área para instalação utilizam o gás de síntese para produzir e injetar energia elétrica diretamente na rede como “Energia Qualificada” conforme as diretrizes da ANEEL.

Processo Simplificado de Cogeração de Energia

Tipos de Resíduos Processados na UTR

Todos os plásticos

Todos os resíduos orgânicos (incluindo lodo de esgoto, resíduos de jardim, resíduos orgânicos pútridos, resíduos anatómicos, resíduos animais, animais mortos e couro)

Resíduos perigosos: resíduos Infecciosos assimilados, produtos químicos, corrosivos e reagentes

Resíduos farmacêuticos/medicamentos

Pneus 11

Sprays de aerossol

Óleos e lixo de garagem: óleo de motor, óleo de cozinha, mistura de água e hidrocarbonetos, filtro de óleo, líquido refrigerante

Todas as embalagens/papeis

Resíduos tóxicos: ácidos, álcool, diluentes, fertilizantes, produtos fitossanitários, aerossóis, óleos usados, vernizes, colas, tintas e solventes

Resíduos hospitalares (gerais,patológicos, anatômicos, genotóxicos,etc.)

Produtos contendo toxinas

Embalagens contaminadas (resultante da fabricação de explosivos e fertilizantes)

Vasos de pressão

Cosméticos

Têxteis

Madeira

Alguns Resíduos Podem Requerer Tratamento Especial

Materiais perigosos

Equipamentos eletrônicos e elétricos, resíduos volumosos e resíduos especiais

Materiais inflamáveis

Explosivos