Investidores

Invista na Transformação do Meio Ambiente

Num mundo cada vez mais preocupado com os impactos ambientais que as sociedades causam, investir na preservação conservação do meio ambiente a partir dos negócios sustentáveis e promover políticas públicas que alinhem a preservação ambiental, rentabilidade e crescimento social, sem dúvida é um ótimo caminho.

O Brasil oferece benefícios aos investidores do ramo de energias renováveis, cujo potencial de crescimento e investimento deve chegar a vários bilhões de dólares nos próximos anos, em particular na atual conjuntura de transição energética global.

Atentas aos benefícios – que incluem a reputação empresarial e até de países, derivado do movimento mais recente de ESG (Governança Social e Ambiental), muitas empresas têm investido na geração própria de energia com fontes renováveis, parte do grande movimento transformador que vive o setor elétrico com a chegada dos Recursos Energéticos Distribuídos (Distributed Energy Resources, em Inglês), que inclui geração distribuída e armazenamento de energia, eficiência energética, gestão da demanda, etc.

Antes de ingressar na geração própria de energia, é importante mapear os aspectos regulatórios que regem o setor, a demanda necessária e a fonte de energia a ser utilizada. Dependendo do tamanho da geração, captar investidores ou parceiros comerciais é interessante em função dos investimentos iniciais.

De qualquer sorte, fazer uso dos recursos energéticos renováveis, migrar para a autoprodução de energia, dentre outras medidas, possui um ponto de convergência, que é a redução dos custos operacionais e, do lado do investidor, a certeza de um fluxo financeiro e retorno do investimento.

No Brasil, os incentivos fiscais para energias renováveis são aplicáveis ao IRPJ, CSLL, ICMS PIS e Cofins. Em todo país, há possibilidade de isenção de ICMS nas operações com itens como turbinas eólicas, aquecedores solares, geradores fotovoltaicos, entre outros. 

Em São Paulo, há o diferimento de ICMS para municípios que atuam em políticas de gestão de resíduos sólidos, IPTU verde com de redução de até 20% no IPTU para contribuintes que utilizarem: sistema de captação da água da chuva, sistema de reuso de água, sistema de aquecimento solar de água, sistema de geração de energia solar fotovoltaica ou sistema de utilização de energia eólica, dentre outros.

Em Salvador, na linha dos ganhos proporcionados por ações ecologicamente corretas, donos de imóveis que adotem medidas de incentivo à proteção, preservação e recuperação do meio ambiente recebem 10% de descontos através do IPTU Verde. 

O setor de energia renovável distribuída é transformador e novo, de modo que a regulamentação está sendo construída e adaptada ao longo deste processo, no entanto, ao decidir aplicar recursos neste segmento, o investidor busca o retorno ao seu capital e com segurança jurídica.

USINAZUL é um ponto de convergência para investidor buscando projetos inovadores e com retorno de investimento positivos e acima de dois dígitos, em vários casos. Nosso portfólio de projetos e tecnologias disponíveis é amplo e segue todas as normas e pré-requisito para deixar os investidores seguros e confortáveis onde irão colocar seus recursos.