Serviços Ambientais

Consultoria, prospecção, projeto, integração, implementação, gerência de projetos e gestão de ativos ambientais, incluindo:

Elaboração de inventários de emissões Gases do Efeito Estufa (GEE): corporativos e de projetos específicos;
Elaboração de planos de mitigação e/ou compensação de emissões de GEE;
Registro e comercialização internacionais de créditos de carbono (Mercados Regulado (MDL) e Voluntário);
Desenvolvimento e implementação de projetos de carbono florestal;
Desenvolvimento e implementação de projetos de gestão de resíduos sólidos com recuperação energética e de nutrientes;
Estudos de impacto ambiental.

Carbono

Usinazul entende que o mundo deve mudar para um economia de Baixo Carbono. Isso implica em reduzir as emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa) de processo produtivos. Por isso várias nações e empresas tem sido incentivadas a elaborarem seus inventários de emissões de GEE, com base em metodologias internacionalmente aceitas (ex. GHG Protocol e IPCC), de modo que, uma vez conhecido o volume de emissões, possam ser elaborados planos de mitigação/ compensação das emissões contabilizadas, visando com isso, a estabilização das emissões de GEE. Nesse sentido, a Usinazul presta serviços voltados tanto a mitigação (redução nas emissões por meio da elaboração e execução de planos de eficiência energética, substituição de combustíveis, gestão de resíduos sólidos e REDD – Redução de Emissões por Degradação e Desmatamento) como a compensação de emissões por meio de sumidouros de GEE (plantio de árvores de espécies nativas dos biomas brasileiros). Ressalta-se ainda, que a Usinazul atua no mercado de carbono, por meio da concepção do projeto (elaboração de PDD), registro dos créditos de carbono gerados e comercialização dos mesmos, em ambos os âmbitos: mercado voluntário e MDL (Mecanismos de Desenvolvimento Limpo).


Licenciamento

Qualquer empreendimento deve ser submetido a um processo de licenciamento ambiental, um instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente (Lei no 6938/81) que tem por objetivo principal a promoção do desenvolvimento econômico mediante a conservação do meio ambiente.
Qualquer empreendimento deve ser submetido a um processo de licenciamento ambiental, um instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente (Lei no 6938/81) que tem por objetivo principal a promoção do desenvolvimento econômico mediante a conservação do meio ambiente.
A empresa também providencia a condução de processos simplificados, enquadrados em termos de referência específicos, tais como aqueles voltados as microempresas, estabelecimentos comerciais, atividades rurais e atividade de baixo impactos.
Além disso, a USINAZUL gerencia EIA (Estudos de Impacto Ambiental), com seus respectivos RIMA (Relatórios de Impacto Ambiental), voltados ao licenciamento de empreendimentos de significativo impacto ambiental.